ARTIGO: LUZ É TUDO.

Luz é tudo. Ouvi isso num vídeo do nosso amigo Fábio Witaker, da Dinastia Transformers. E realmente, ele não poderia estar mais certo. De lá também tirei outra lição sobre luz, quando nos comentários do making of do stop motion Big Brother Cybertron ele salientou que uma das figuras teve a pintura queimada por conta da iluminação. 



Noutra vez um amigo, o qual não lembro, salientou que as lâmpadas fluorescentes, essas eletrônicas, queimavam as superfícies dos eletrodomésticos da cozinha, que aquele amarelado era queimadura, e não sujeira ou gordura como poderia se pensar. Acertado também.


Um amigo, que é físico, também me ensinou que as lâmpadas incandescentes são bem menos nocivas que as eletrônicas, apesar de consumirem mais. É que a luz por elas emitida é decorrente do aquecimento do filamento, já das ditas lâmpadas eletrônicas é radioativa, resultado do choque das moléculas do gás dentro do tubo. 


Isso tanto é verdade que uma famosa rede de lojas de departamentos brasileira sofreu a alguns anos atrás uma pesada ação trabalhista devido a queimaduras de pele sofridas pelos operadores de caixa, que ficavam cerca de oito horas sob tais lâmpadas.


Bem, eu senti isso na pele, literalmente. Nestas férias, num dia de assíduo trabalho de limpeza e reorganização do meu escritório, onde usava uma big de uma lâmpada eletrônica, senti que fiquei com a pele queimada. Havia instalado tal lâmpada devido a sua potencia, para fotografar e filmar meus modelos. Esse fato me alertou para o risco que não somente eu, mas minhas figuras corriam. Logo tratei de tomar uma providencia e substituir todas as lâmpadas do cômodo, e da casa, pelas de led. 



E, pode ficar meio caro sim a princípio, mas além de serem extremamente econômicas elas não são tão nocivas a pele. Outro fator muito importante também é a temperatura. De longe não esquentam tanto quando as outras lâmpadas, são bem mais frias. Quanto a qualidade da iluminação para as fotos não senti muita diferença. Ela é menos agressiva sim, e portanto notei uma sensível redução da refração de luz. Mas, se for para preservar as figuras, e minha saúde, o investimento vale.






Comentários